n

Temas que focam o Computador como personagem de variados gêneros da Ficção Científica

n

“Amazing Stories”, é uma Revista americana de Ficção Científica lançada em abril de 1926 por Hugo Gernsback’s. Foi a primeira Revista dedicada exclusivamente à Ficção Científica. Grandes Mestres escreveram para esta Revista que ajudou a definir e lançar um novo gênero de Ficção.

"Amazing", capa de 1927 com Histórias de Jules Verne, H. G. Wells e "engenhocas computadorizadas" inspirando os Mestres da Ficção

n

Aqui, outra “Amazing”, dos Anos 30 com ataques infernais de Robôs!

n

Katherine Anne MacLean, (22 de janeiro, 1925) autora de Ficção Científica mais conhecida por seus contos dos Anos 1950, que analisou o impacto dos avanços tecnológicos sobre os indivíduos e a sociedade. Sua Novela “Incomunicável”, sobre a Comunicação e Computadores, escrita em 1947, demonstrou uma incrível capacidade de prever a futura evolução dos Computadores Pessoais. Similares de Google Book Search, Google Video Search, PDAs, Podcasting e tocadores de música portáteis, são mencionados em seu texto. O tema se passa em uma Estação Espacial operada por um Computador, e os trabalhadores desta Estação começam a desenvolver um relacionamento inconsciente musical com seu Computador por meio de Retroalimentação. Retroalimentação são modificações feitas em um Sistema, Comportamento ou Programa, causadas pelas respostas à ação deste Sistema, Comportamento ou Programa e também informação ou dados passados de volta a um Computador que, recebendo esses dados novos, pode mudar sua resposta ou atuação; Feedback.

“Astounding”, Revista de Ficção Científica, capa de junho de 1950

n

Murray Leinster, (16 de junho, 1896 – 08 de junho de 1975) era um pseudônimo de William Fitzgerald Jenkins, um premiado escritor americano de Ficção Científica. Ele escreveu e publicou mais de 1.500 artigos e contos, 14 roteiros para cinema e centenas de Scripts de Rádio e Televisão. “A Logic Named Joe” é uma Ficção Científica que foi publicada pela primeira vez na edição de março de 1946 da Revista “Astounding Science Fiction”. A “Astounding” incluiu também uma história sob o pseudônimo de Leinster chamada “Adaptador”. “A Logic Named Joe” é particularmente notável com a previsão do aparecimento em massa dos Computadores Pessoais e as suas desvantagens. Esta obra foi escrita num momento reflexivo de Leinster a respeito do que a Computação significou em sua infância.

“Astounding”, de março de 1946 que publicou a História ”A Logic Named Joe”

n

Porque será que estes Seres sempre visitam a Terra?… “Startling Stories”, publicada em 1939 a 1955

n

Este slideshow necessita de JavaScript.