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Os Computadores têm revolucionado a Midia Visual. Esta tecnologia trouxe novas formas de se criar, trabalhar e distribuir as Imagens e os Gráficos.

Atualmente, os Jogos são um exemplo notável destas inovações na Computação Gráfica. Este divertido e viciante jogo – já considerado “peça de museu” – no video abaixo, é pioneiro tanto na criação como também na tecnologia usada na época. 

A Computação Gráfica é a área da Ciência da Computação que estuda a transformação dos dados em imagem. Esta aplicação estende-se à recriação visual do mundo real por intermédio de Fórmulas Matemáticas e Algoritmos complexos. A Computação Gráfica está presente em diversas áreas, como por exemplo: 

  • Artes Para expressão artística utilizando os ambientes Gráfico-Computacionais como meio ou fim, tais como Gravura Digital, Arte Digital Web Arte
  • Arquitetura e Design de Produto Desenvolvimento gráfico dos projetos de forma visual e com a aplicação dos Cálculos Matemáticos para os testes dos projetos quanto a resistência, a variação de luz e ambientes.
  • Jogos A Indústria do Entretenimento atualmente dá mais lucro que a Cinematográfica. Jogos são a maior aplicação da Computação Gráfica, e a grande motivação para seu desenvolvimento, resultando também no desenvolvimento e aprimoramento de equipamentos para este tipo de trabalhos, como Placas de Vídeo e Processadores mais poderosos.
  • Cinema Para produção de efeitos especiais, retoques nas imagens do filme e Filmes de Animação. Um dos primeiros filmes a utilizar efeitos em pessoas e elementos foi Exterminador do Futuro e o primeiro filme à utilizar efeitos especiais em animais foi Jurassic Park
  • Engenharia Simulação de todas as espécies de eventos Físicos, Químicos dos materiais envolvidos nos projetos em elaboração.
  • Geoprocessamento Para geração de dados relacionados a cidades, regiões e países.
  • Medicina Para análise de exames como Tomografia, Radiografia, e mais recentemente o Ultra-Som (que consegue gerar a partir deste uma imagem em 3D)
  • Design visual Para o desenvolvimento de Mídias Visuais, desde a Impressa (como propagandas em Revistas e Outdoors) quanto para o auxílio cinematográfico dos comerciais televisivos.

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Um marco na Informática, o primeiro Editor Gráfico, orientado a objetos...

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... Sketchpad, desenvolvido por Ivan Sutherland, no MIT, no ano de 1963

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